Plataforma de vendas

Plataforma de vendas X Marketplace: como escolher o ideal para meu negócio?

Navegar no mundo das vendas online, para muitos, é se aventurar em águas desconhecidas. No entanto, uma escolha crucial que todos prestes a embarcar nessa aventura devem responder é: plataforma de vendas ou marketplace, qual escolher?

Você talvez esteja coçando a cabeça, pensando: “ué, as duas não são essencialmente lojas online?“.

Bem, embora possam parecer idênticas ao olho destreinado, elas se baseiam em modelos de negócios distintos, cada um com seus próprios recursos, benefícios e desafios exclusivos.

Sua escolha entre um dos dois pode influenciar significativamente seu investimento inicial, nível de controle e dinâmica operacional geral do seu canal de vendas online.

E aí, já sabe como prosseguir?

Muita calma, conte conosco! Criamos esse artigo para orientar você nessa viagem, onde aprofundamos as diferenças fundamentais entre plataformas de vendas online e marketplaces.

Preparado(a)? É só seguir a leitura!

O que é uma plataforma de vendas?

Antes de falar sobre plataformas de vendas, é essencial separar conceitos.

Primeiro, um e-commerce ou loja virtual: um site da sua marca, onde é possível expor seus produtos e controlar todos os aspectos da UX e UI.

Pense na loja virtual como seu território, um reino próprio, onde você detém o controle.

A plataforma de vendas é parte disso tudo, a base da operação. Ela possibilita que você mantenha controle total sobre suas listas de produtos, campanhas de marketing, interações com clientes, integração com métodos de pagamentos e, mais importante, a experiência do usuário.

É o backbone por trás da loja virtual. Você não consegue ter uma loja virtual sem uma plataforma de vendas por trás.

Por isso, não se engane: a plataforma é extremamente importante.

A sua escolha determina vários fatores no dia a dia da gestão do seu canal de vendas online, como: direcionamento do tráfego para seu site, gestão de boas práticas de SEO, lidar com pagamentos e segurança e todas as complexidades do atendimento de pedidos.

E sim, vale a pena: de acordo com a E-commerce Brasil, em 2023, as vendas virtuais brasileiras vão movimentar cerca de R$186 bilhões.

E você, quer um pedaço disso?

O que é um marketplace?

Imagine entrar em um colossal shopping repleto de lojas. Certeza que, fisicamente, essa ação não é estranha à você. Bom, se um dia você já acessou na Amazon ou Magazine Luiza, saiba que fez isso digitalmente. Esses são exemplos perfeitos de marketplaces.

Tratam-se de verdadeiros centros comerciais online, que reúnem vários vendedores sob o mesmo “teto”.

De megamarcas a pequenas empresas, todos podem vender seus produtos lado a lado.

Sejamos honestos? São gigantes das vendas virtuais e atraem milhões de clientes em todo o mundo.

Por isso, são tão populares: eles proporcionam visibilidade e alcance inigualáveis para seus produtos.

A grande beleza aqui é a sua simplicidade.

Você lista seus produtos, o marketplace lida com a transação e todo o resto!

O trabalho pesado de direcionar o tráfego, gerenciar pagamentos e, muitas vezes, até mesmo o atendimento de pedidos é feito pelo marketplace.

Isso significa que você pode se concentrar no que faz de melhor: criar produtos incríveis.

No entanto, essa vantagem não vem sem uma consequência: neste ambiente, você é um entre muitos.

Destacar-se na multidão requer preços estratégicos, excelentes reviews dos clientes e (talvez) até pagar por uma melhor visibilidade.

Além disso, o marketplace costuma ser responsável pelos dados de seus clientes, o que pode limitar seus esforços de marketing.

Porém, para muitos, são condições que valem a pena. E para você?

Plataforma de vendas X Marketplace: em qual investir?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares! Em qual navio sua empresa deve embarcar em busca do sucesso online?

Como em muitas coisas na vida, a resposta é: “depende”.

Vamos pesar alguns fatores-chave que podem orientar sua decisão.

Tráfego

Os marketplaces, normalmente, possuem tráfego natural e constante. Quanto maior o site, maior o número de acessos diários.

Sim, isso pode ser bom: afinal, tira a pressão de direcionar o tráfego para sua loja.

Por outro lado, as plataformas de vendas exigem uma abordagem mais prática. Você precisa investir em SEO, publicidade e marketing de conteúdo para atrair clientes.

No entanto, também significa que o tráfego que você gera é inteiramente seu, não compartilhado com concorrentes.

A infraestrutura

Com uma plataforma de vendas, você será responsável pela construção e manutenção do seu site, o que requer recursos, mas lhe dá total controle sobre a experiência do usuário.

Por outro lado, os marketplaces aliviam você das preocupações com a infraestrutura.

Mas lembre-se: casa deles, regras deles.

O que significa que você tem que dançar conforme a música do marketplace quando se trata do layout e das funcionalidades do site.

Conhecimento da marca

Se você deseja construir uma marca forte e distinta, uma plataforma de vendas pode ser a sua melhor aposta.

Dá a você controle total sobre a apresentação, voz e imagem da sua marca.

Os marketplaces, embora ofereçam exposição, não oferecem muito espaço para a individualidade.

Digamos assim: você é uma estrela no céu deles, mas não a única que brilha.

Investimento

As plataformas de vendas exigem um investimento inicial significativo para configuração, mas isso pode ser mitigado com o tempo à medida que você cresce.

Os marketplaces, por outro lado, têm um limite de entrada mais baixo.

No entanto, eles cobram taxas por venda e podem ter custos adicionais para publicidade ou serviços premium, que podem aumentar.

O que você precisa para ter sucesso nas vendas online?

Então, você está pronto para mergulhar de cabeça no oceano das vendas online. Você explorou os territórios desconhecidos das plataformas de vendas e marketplaces.

Agora, o que falta?

No fim das contas, não importa qual navio você escolher, a chave para o sucesso está em oferecer valor e construir relacionamentos.

Por isso, procure sempre:

  • 1. Ofereça um excelente produto e ótima proposta de valor
  • 2. Tenha uma marca e comunicação claras
  • 3. Crie uma boa logística e um eficiente suporte ao cliente
  • 4. Entenda quem é e o que seu público quer
  • 5. Abrace a inovação e a adaptabilidade

Além disso, lembre-se de que nós da Caravel somos sua tripulação de confiança.

Independente do caminho escolhido, conte com as soluções da Caravel para auxiliar você a navegar pelo mundo das vendas online.

Possuímos uma ampla gama de soluções que vão melhorar sua loja virtual e melhorar a integração com marketplaces, seja seu negócio B2B ou B2C.

Gostou do que leu até aqui? Então continue a leitura dos outros artigos em nosso blog!

Colaborador
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