Quer uma data especial que não seja o natal e ainda assim movimente muito o comércio? Falamos do dia das mães no e-commerce.
Veja bem: com milhões de pessoas procurando o presente perfeito para suas mamães, as empresas têm uma oportunidade única de aumentar suas vendas e se conectar com os clientes.
Por isso, preparar sua loja virtual para este período de compras é essencial. No entanto, não se trata somente de despencar os preços, mas de garantir uma experiência perfeita para sua audiência.
Neste artigo, vamos te contar algumas dicas para maximizar os resultados no dia das mãos no e-commerce, entre outros fatores, como a análise do comprador típico. Vamos lá? É só seguir a leitura!
Estratégias para aumentar as vendas no dia das mães
Para aproveitar ao máximo o frenesi de compras do dia das mães no e-commerce, você vai precisar de uma estratégia sólida para atrair clientes e impulsionar as vendas.
Separamos algumas dicas para ajudar você nesse esforço, confira:
- Crie promoções e descontos atraentes: clássico, né? Os clientes adoram um bom negócio, especialmente em ocasiões especiais como o dia das mães. Ofereça promoções por tempo limitado, como frete grátis, ofertas de pacotes ou descontos com base em porcentagem para atrair clientes e incentivá-los a fazer uma compra. Não se esqueça de destacar essas ofertas em seu site e redes sociais para obter visibilidade máxima.
- Otimize seu site e a experiência móvel: com tantos clientes usando dispositivos móveis, é essencial fornecer uma experiência de usuário perfeita em todas as plataformas. Por isso, certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis, com navegação fácil, SEO de ponta e tempos de carregamento rápidos. Além disso, considere a implementação de recursos como compra com um clique ou suporte de chatbot para agilizar o processo de compra.
- Crie conteúdo envolvente: uma estratégia de marketing de conteúdo bem elaborada pode ajudar você a se conectar com seu público e gerar interesse em seus produtos. Trabalhe suas ofertas para além da sua loja virtual! Compartilhe guias de presentes, postagens de blog ou newsletters com dicas, como “as principais escolhas para o Dia das Mães”, entre outros conteúdos do tipo.
Entendendo o comprador do Dia das Mães
Para atender efetivamente seus clientes durante o dia das mães, é crucial entender seus dados demográficos, preferências e comportamentos de compra.
Normalmente, a maioria dos clientes nessa data são filhos(as) adultos(as) que procuram presentes para suas mães, com um número significativo de maridos/esposas também procurando presentes para suas esposas.
A distinção é importante aqui para também incluir o público LGBTQIA+.
Em termos de preferências, é possível falar que esse tipo de público geralmente busca itens exclusivos e personalizados — daqueles que mostram sua apreciação pela pessoa que é (ou que consideram) mãe.
As categorias de presentes populares e que podem ser exploradas na estratégia de dia das mães no e-commerce incluem:
- joias;
- roupas;
- decoração de casa;
- skin care e produtos de beleza;
- presentes personalizados, como álbuns de fotos, etc.
Mas saiba que não há um padrão, vai depender da persona do seu negócio.
Por isso, para ficar à frente da concorrência, preste muita atenção às tendências emergentes e aos produtos populares.
Observar as trends no Instagram e TikTok é uma boa para você organizar as ofertas na home da loja virtual — e também aquelas que serão impulsionadas por meio de anúncios.
Planejando e medindo o sucesso do Dia das Mães
Bom… E agora? Nossa dica é: foque em mensurar os resultados do dia das mães no e-commerce. É uma janela curta de ofertas que deve ser muito bem planejada.
Para tal, indicamos que você faça o seguinte:
Defina metas e objetivos claros
Antes de lançar sua campanha de dia das mães no e-commerce, estabeleça metas e objetivos específicos que se alinhem com a estratégia geral de marketing de sua empresa.
Eu sei, é básico, mas saiba que muitos esquecem disso.
E sim, vamos ser sinceros: o ideal seria incluir essa data já no seu planejamento do começo do ano! Seu negócio antecipou essa data?
Para mensurar os resultados, o primeiro passo é estabelecer objetivos palpáveis, como aumentar o tráfego, aumentar as vendas de produtos específicos ou aumentar sua lista de assinantes da newsletter.
Ter objetivos claros ajudará você a manter o foco e adaptar sua campanha para alcançar os resultados desejados.
Desenvolva um cronograma e um plano de ação
Para garantir uma campanha bem-sucedida, crie um cronograma descrevendo os principais marcos e prazos para suas atividades promocionais.
Isso deve incluir criação de conteúdo, agendamento de mídia social, e-mail marketing e atualizações do site.
Ter um plano de ação claro ajudará você a se manter organizado e garantir que todos os elementos de sua campanha sejam executados no prazo.
Monitore e analise seus resultados
Assim que sua campanha de dia das mães no e-commerce estiver no ar, é essencial acompanhar e medir seu desempenho.
Use ferramentas de análise para monitorar o tráfego do site, as taxas de conversão e o engajamento nas redes sociais.
Ao analisar esses dados, você obterá informações sobre o que está funcionando bem e onde pode ser necessário fazer ajustes para otimizar sua estratégia. Simples, concorda?
Aprenda e adapte-se para campanhas futuras
Muito importante, por isso preste atenção.
Tudo que você aprender nessa campanha, servirá de base para o ano que vem. Por isso, reserve um tempo para revisar e analisar os resultados.
Identifique as estratégias que foram mais eficazes e aquelas que não funcionaram tão bem quanto você esperava.
Use esses insights para melhorar e refinar sua abordagem para futuras campanhas e eventos de marketing.
Garantindo uma experiência do cliente perfeita
Lembra que mencionamos que o dia das mães no e-commerce não está completo sem uma experiência de compra tranquila e satisfatória?
Veja bem: de acordo com o HubSpot, 88% dos consumidores são menos propensos a retornar a um site com uma UX ruim.
E por que estamos falando sobre UX? Conforme afirmado em publicação da Forbes, para sobreviver, empresas devem saber mesclar UX e CX — experiência do usuário e experiência do cliente.
Em um e-commerce, isso é essencial.
E veja bem, de acordo com a Amazon Web Services, negócios perdem 35% das vendas somente por conta de uma UX ruim.
Ou seja: pesa — e muito — no sucesso de seu negócio.
Agora, por que mencionar isso aqui e agora?
Promoções e datas promocionais são intensas. São os preços que fazem a diferença? Com certeza!
Mas os detalhes de onde as compras serão realizadas também.
E como garantir isso? Confira nossas dicas:
Gerenciamento de estoque
Certifique-se de estocar itens populares e monitorar de perto os níveis de estoque para evitar a falta de estoque.
Use um software dedicado para agilizar o processo e ajudá-lo a manter níveis de estoque precisos em tempo real.
É importante também lembrar de aderir a uma política sustentável na logística (com embalagens, etiquetas, etc), para reduzir os impactos ambientais.
Atendimento de pedidos eficiente
Com um fluxo de pedidos alto, é importante ter um processo de atendimento confiável e eficiente.
Certifique-se de que seus parceiros logísticos estejam preparados para o aumento do volume e que sua equipe esteja pronta para lidar com quaisquer desafios inesperados.
Suporte ao cliente de alto nível
Certifique-se de que sua equipe de suporte seja bem treinada, bem informada e responsiva às perguntas dos clientes.
Utilize vários canais, como e-mail, bate-papo ao vivo e redes sociais, para fornecer suporte e resolver prontamente as preocupações do cliente.
Devoluções e trocas flexíveis
Sim, lembre-se disso: compras rotuladas como “presentes” tendem a ter uma maior probabilidade de devoluções ou trocas.
Por isso, revise e deixe clara sua política de devoluções.
Seja transparente sobre o processo e facilite quando os clientes requisitarem. Isso pode ajudar a criar confiança e incentivar a repetição de negócios.
Conclusão
A preparação para o dia das mães no e-commerce é uma oportunidade de ouro para as empresas aumentarem as vendas, engajarem os clientes e expandirem sua marca.
Para isso, nossas dicas são: entenda o perfil do seu cliente, implemente estratégias eficazes e assegure uma boa experiência do cliente!
Ao se preparar para a correria do dia das mães no e-commerce, considere a plataforma de e-commerce da Caravel!
Nossa solução oferece um conjunto abrangente de ferramentas e recursos projetados para ajudar empresas (como a sua!) a prosperar nas vendas online.
Do gerenciamento de estoque ao atendimento de pedidos, o Caravel cuida da sua loja virtual!
Então, por que esperar? Confira a plataforma da Caravel e solicite uma demonstração agora mesmo!