Com certeza você já ouviu falar em otimização e como ela impacta na experiência do usuário dentro do seu site. Mas vale recapitular o que significa o termo e quais aspectos ele abrange. Otimização de Sites, também conhecida como SEO, do inglês Search Engine Optimization, é um conjunto de práticas que visa melhorar o ranqueamento de páginas nos motores de busca, como o Google, de forma orgânica. Isso significa que existem formas de aumentar os acessos à sua página por meio da construção de uma estrutura preparada para performar melhor.
Com o aumento do acesso à internet, que já virou uma rotina no nosso cotidiano, a gente até esquece que existe um mecanismo de análise de dados por trás desses bancos que nos levam às informações que buscamos por meio de palavras ou frases chave. O SEO leva em conta esses mecanismos de cruzamento de dados e, para gerar as conexões de melhor qualidade, ou seja, levar o usuário à informação que ele realmente precisa, eles usam as os conteúdos das páginas da web, em sua estrutura HTML e em em seu conteúdo visível.
Falar de códigos pode ser complicado para quem não é da área de desenvolvimento, mas para entender porque a otimização é essencial nos negócios online não precisa ser especialista. Simplesmente temos que nos atentar que a estrutura do nosso site precisa estrategicamente pensada e conter as palavras âncoras através das quais queremos ser encontrados, além de ampliar o campo de visão para a relevância do nosso domínio, que significa o quanto as pessoas ficam satisfeitas ao serem levadas até ele, e a autoridade do mesmo, que significa o quanto ele é recomendado por outros domínios.
Otimização é só um código?
Não! Dizer que o SEO é composto somente por código e conteúdo é simplista. Se pensarmos em uma estrutura ideal para otimização de sites, teremos uma equipe multidisciplinar. Vamos dividir por partes para que fique mais claro.
Otimização na estrutura da página
Este tópico se refere à estrutura técnica que faz a diferença na relevância do seu site nos mecanismos de busca. Ela abrange vários aspectos:
- Velocidade de carregamento: fator importantíssimo para aparecer nas buscas das pessoas e também para reduzir as taxas de desistência durante a navegação. Um site pode perder tráfego se levar mais que 2,5 a 3 segundos para carregar e a taxa de abandono dispara após 5 segundos;
- Responsividade: seu site precisa estar adaptado para diferentes dispositivos (celular, tablet). Essa parte precisa ser trabalhada no desenvolvimento web;
- Organização da arquitetura: o desenho do design e disposição de conteúdos do site precisa ser bem estruturado;
- Selo HTTPS: hoje em dia o certificado de segurança é uma premissa para navegação, que gera tanto a confiabilidade do usuário quanto boa análise do google;
- Slugs: complemento da sua URL, o “nome” da sua página ou post deve ser personalizado contemplando as palavras-chave.
Todos esses pontos são analisados pelo Google para classificar a sua página, que pode, inclusive, receber “punições” por más práticas.
Otimização na criação de conteúdo
Aqui entram todas as técnicas que o time de marketing digital precisa colocar em prática na hora de criar a estratégia e produzir os conteúdos.
- Palavras chave: os criadores precisam ter o foco em um determinado tema e garantir a presença do termo no decorrer do texto.
- Técnicas de divisão de blog posts: para gerar maior facilidade de leitura para os usuários, pode-se dividir um texto com subtítulos, itens de lista, entre outros;
- Estratégia de temas correlacionados: prever os temas centrais importantes para o negócio e como eles podem se relacionar, gerando a troca de links internos;
- Links externos (Link building): inserir links de outras páginas também é uma prática vista com bons olhos pelos mecanismos de busca, além das menções à sua página por outros sites;
- Imagens: usar imagens chamativas e configurar textos alternativos, descrições e legendas é uma parte importante não só para melhorar a legibilidade, manter a atenção do leitor, mas também para ser encontrado também nas pesquisas por imagem.
Otimização no design
Aqui estão as habilidades geralmente direcionadas ao trabalho de Web Designer, que cuida da satisfação/experiência do usuário durante a navegação, seu roteiro até a chegada na conversão final. Tão ampla quanto as demais frentes, deve levar em conta a forma de disposição dos conteúdos, a inserção de imagens atrativas, títulos e chamadas para a ação – as Call to Actions (CTA’s). Várias ferramentas podem auxiliar nesse processo, como verificar o mapa de calor de cliques no site, testes A/B, pesquisas de satisfação, entre outras. O importante é jamais descartar as melhorias necessárias para a fidelização dos seus clientes e que elas sejam constantes, pois é sempre bom lembrar que o mundo muda, as pessoas mudam e seus clientes também.
Mas porque eu preciso me preocupar com a otimização da minha loja online?
Simples! Porque quanto maior o nível de ranqueamento do seu site para determinado termo de busca, mais bem posicionado ele vai ficar nos resultados de pesquisas orgânicas e mais visitas receberá. Ou seja, a otimização gera impacto nas vendas. E, como num efeito cascata, se seu site é bem ranqueado no buscador significa que a leitura do código foi facilitada pelas estratégias internas do seu HTML, potencializando as parcerias com anúncios pagos. Se o seu SEO está em dia, a probabilidade de satisfação dos seus clientes é maior, o que também significa aumento nas vendas. E se eles estão felizes, têm mais chance de voltar e indicar novos clientes para a sua página.
São muitos detalhes para uma estratégia de SEO bem sucedida, mas apenas saber que eles existem já pode clarear alguns cenários e ajudar no início da aplicação de pontos essenciais ao crescimento do seu negócio digital. Se você precisa de ajuda nesse processo, não se esqueça que a Caravel x tem infraestrutura e equipe experiente prontas para te ajudar no processo de otimização do seu site!